quarta-feira, 30 de maio de 2012

Preparativos para o Visto Americano

Depois que você é aceita(o), em algum momento vai receber um email da IIE com orientações sobre o visto. É importante ficar de olho na sua caixa de SPAM, porque muitos desses emails foram direto para lá, inclusive o meu.




Resumindo, o Hamzeh irá te parabenizar por ter sido aceito no programa e irá enviar uma cópia do seu DS-2019, que é um certificado de eligibilidade para extrangeiro visitante de status J1 (tradução livre). Esse formulário é necessário para que você possa dar entrada no visto. 


No DS-2019 virá também seu SEVIS ID, que é o Student and Exchange Visitor Information System, que consiste em um sistema do governo americano que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio estrangeiros com visto J1 e F1 durante a permanência destes nos Estados Unidos.


O original do DS-2019 é enviado para sua faculdade no Brasil via FEDEX, sendo que a IIE te passa o código de rastreio e você irá receber emails caso haja problema com a entrega. O envio foi feito apenas alguns dias após eu ter recebido o email do Hamzeh (IIE), então tive que exercitar minha paciência. 


No meu caso, o endereço de destino estava incompleto e tive que ligar para a FEDEX Brasil para alterarem, mas foi tudo muito tranquilo e a entrega foi feita no próximo dia útil.


Enquanto aguarda seu DS-2019 original e já está com a cópia em mãos, você já pode começar o processo e fazer o seguinte:
Como meu DS-2019 já chegou, posso marcar minha entrevista (fiquei sabendo que tem gente marcando a entrevista do visto e indo apenas com a cópia, mas eu preferi aguardar). Aqui no Rio a espera agendamento está sendo de 1 dia e essa marcação de data deve ser feita no site que é para pagar a taxa do J-1. 

Enquanto aguardo para fazer minha entrevista, fiz uma listinha de gastos que o governo não banca e eu paguei referentes a documentação:
  • Taxa para emissão do passaporte (para os que não tinham):  R$156,00
  • Taxa para solicitação de visto americano J-1 (já reajustada): USD$160,00 -> R$336,00
  • Taxa da  SEVIS I-901 :  U$ 180,00 -> R$378,00
  • Total: 870,00
Lembrando que, no dia da entrevista, é preciso levar o seguinte:
  • Passaporte válido para o período que ira permanecer e passaportes antigos, se houver.
  • Formulário DS-2019 original 
  • Comprovante de pagamento da taxa do visto J-1
  • Comprovante de pagamento da taxa da SEVIS I-901 
  • IIE Terms and Conditions of Award
Conto sobre a entrevista assim que passar por ela...

4 comentários:

  1. Olá Izabella, você sabe me informar como eu preencho o i-901? Ele pede "street address" na parte " Receipt Delivery Address", seria o endereço da minha casa ou da escola onde eu vou estudar nos EUA?
    Agradeço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Esse endereço aí é onde vai ser entregue o seu I-797 vai ser entregue. No caso, sua casa mesmo. Enquanto não tiver esse, serve o recibo para impressão que vai ser gerado após o pagamento. Mais um detalhe: eu não paguei taxa adicional pela entrega, não acho que valha a pena pagar USD35,00 já que tem como usar o impresso por enquanto.

      O meu ainda não chegou, mas eu estou com o comprovante de pagamento impresso para levar no dia da entrevista para o visto e estou acompanhando o status pela internet.

      Espero que tenha ajudado. ;)

      Excluir
  2. Olá, parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante...estou em pleno processo de implementacao da bolsa. Recebi a carta de concessao hj e tenho de mandar alguns documentos para o CNPQ pelo correio. Minha dúvida é a seguinte: sou eu que envio a carta de concessao para a universidade destino ou é o CSF? pelo que entendi, esta carta dará origem a emissao do DS2019 e SEVIS, certo? Aguardo sua ajudinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que pude ajudar!
      Com a CAPES não é necessário envio da carta de concessão, tem certeza de que é preciso com o CNPQ?
      O processo da bolsa pelo CNPQ é com a IIE também? Se for, eles que vão te mandar seu DS-2019, que vai ter seu SEVIS, por email e o original por fedex. Quando receber por email, já pode ir pagando tudo e fazendo preparativos para o visto.
      Vale olhar a caixa de SPAM, meu DS-2019 foi parar lá...

      Excluir