quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coleta de dados e Entrevista do Visto

Começo dizendo que o agendamento foi super tranquilo, assim como todo o processo. Eu estava aguardando para fazer meu visto, mas na segunda-feira resolvi fazer logo isso. Por coincidência, recebi  Poderia ter feito o agendamento pela internet ou por telefone, mas optei por marcar pelo telefone, por dar menos trabalho. Vou explicar: site você escolhe primeiro a data da entrevista e depois da coleta, então se escolher a entrevista e não tiver data para coleta antes disso, tem que recomeçar.. e aí fica nesse vai e volta. 


Para marcar pelo telefone, peguei o número aqui: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options

Pois bem, quando liguei fui super bem atendida por uma gringa que logo me ofereceu a entrevista na quarta às 11h (não sei o motivo, mas parece que é sempre neste horário no Rio, não sei os demais), mas a coleta não tinha vaga para antes. Com isso, a coleta de dados foi marcada para quarta às 13:30 e a entrevista do visto para quinta às 11:00.


Coleta de Dados no Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto


Cheguei na quarta no CASV (para quem for no Rio, uma dica: a entrada não é a principal, e sim uma entrada que já leva para uma filinha e há pessoas com a camisa da CSC) com 20 minutos de antecedência e entrei logo. 


Na entrada, pediram que ficasse com o passaporte e o DS-160 (aliás, engraçado que tem um cara que fica na porta fazendo o DS-160 na hora) na mão, além de ter que desligar o celular e demais eletrônicos. Aí passei por um guarda com detector de metais e etc e cheguei até uma recepção. Pegaram meu passaporte, DS-160 e confirmaram algumas informações como local de entrega dos documentos, CPF e RG.

Enquanto eu me divertia com uma gringa que estava hospedada no Copacabana Palace e não sabia o endereço de lá e, com isso, ligou o IPAD sem autorização para ver informações, me contaram o detalhe que eu não sabia: não pode bater foto com piercings ou brincos grandes ou que escondam o lóbulo da orelha. Aí lá fui eu tirar meus piercings no banheiro.


Depois de ter tirado tudo, voltei para a fila e fui até uma das cabines que me indicaram. Lá você entrega novamente seu visto e DS-160 e aguarda uns minutos enquanto fazem sei lá o que no computador. Aí a moça bateu minha foto com meu cabelo todo para trás e sem cobrir as orelhas (pobre dos orelhudos nesse momento), coletou as digitais e me liberou. Faltava só a entrevista.


Entrevista no Consultado



Cheguei faltando uns 5 minutos para as 11h, meu horário agendado. Vi várias pessoas com blusinhas com "guardo seu celular", mas eu fui sem essas coisas. Evitei também bolsa e etc, já que há várias restrições. 

Passei por um carinha ainda na entrada que conferiu meu horário, pediu o DS-2019, DS-160, papel da SEVIS (vale também o comprovante de pagamento) e começou a dobrar todos esses papéis que eu tive o MAIOR cuidado de não amassar ou dobrar no passaporte. 

Resumindo, acabei numa filinha aguardando para ser entrevistada. Esperei bem pouco e fiquei logo com o cara que tinha o microfone mais alto e dava para ouvir todo o papo. Ele começou perguntando para onde eu ia e já conhecia o ciências sem fronteiras. Perguntou o motivo para eu ir e se eu já falo inglês e, com isso, mudou o idioma da entrevista. Além disso, perguntou também onde eu estudo no Brasil, se moro com meus pais, onde trabalham etc. Depois das perguntinhas, pediu que eu colocasse a mão direita no leitor de digitais.
Por fim, ele falou que meu visto havia sido aprovado e chegaria na minha casa em uma semana. Tranquilo, né? Cheguei 10:55 e saí 11:20, no máximo.

Obs.: Como eu estava neurótica, levei vários papéis adicionais comprovando a bolsa, como a carta de concessão da CAPES, o Termo de Compromisso, o ToA e até o formulário de inscrição nas matérias que eu vou fazer na faculdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário